Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, MG, Brazil

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Canção

Canção

Pus meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para meu sonho naufragar.

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e meu navio chegue ao fundo
e meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas coordenadas,
meus olhos secos como pedras
e minhas duas mãos quebradas.

Cecília Meirelles
.
.
.
.
.
.
.
Meu favorito da Cecília. Tá no livro Viagem, que inclusive caiu no vestibular da UFMG esse ano.
Mas antes que digam que eu só leio por causa de vestibular, vale lembrar que esse eu li há muito tempo. Paixão à primeira vista - pena que acabei não relendo pra fazer a prova.
O poema é bem triste sim, e acaba não condizendo com meu estado atual: eu sou o cara mais feliz do mundo. Mas esses versos não ficam feios por serem tristes.
Pelo contrário, a melancolia que perpassa os poemas da Cecília Meireles é de uma docilidade ímpar. Recomendo Viagem, Vaga Música (parece que agora esses dois estão sendo editados num só) e Romanceiro da Inconfidência. Os únicos que já li dela, gostei muito de todos.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ahh, Dé!
Que isso? Todo mundo sabe que você só lê por causa do vestibular! =*

Eu adoro a Ciça... =]
Mas ela como tradutora... tisc tisc...

beijãoooo

5 de janeiro de 2007 às 17:51  
Anonymous Anônimo said...

haaa
eu que to viajando! ha!
:o*

16 de janeiro de 2007 às 12:41  
Anonymous Anônimo said...

"Mas ela como tradutora... tisc tisc..."
Olha só... esse povo começa uma faculdade e já fica falando mal dos outros, vê se pode XD

Anyway, esse foi o primeiro poema que eu li da Cecília. Foi o que fez com que eu me apaixonasse perdidamente por ela...ótima escolha. E o Viagem e Vaga Música tão sendo editados juntos sim, e na minha opinião são os melhores livros dela ^^
(não que a gente não encontre coisa boa nos outros, mas esses dois tem um dom especial...)


Bom ver vc de blog! Aliás, bom ver vc!
=****

19 de janeiro de 2007 às 23:58  
Anonymous Anônimo said...

Volta logo...

não quero mais viver sem você. =/
Tá doendo já...

21 de janeiro de 2007 às 20:24  

Postar um comentário

<< Home